Confira 5 dicas para reduzir o consumo de combustível

4 minutos para ler

Avaliar cuidadosamente o consumo de combustível é uma excelente forma de economizar e aumentar o desempenho do veículo. Nesse caso, o melhor caminho está em conhecer bem o funcionamento do carro, manter as revisões em dia e adotar bons hábitos de direção.

São questões simples que, quando colocadas em prática, fazem muita diferença não só no bolso, mas também na preservação da segurança do motorista de maneira geral. Ao ter esse tipo de controle em mãos, ainda existe a possibilidade de ter mais autonomia na direção sem correr risco de ficar com o tanque vazio no meio da estrada.

Quer saber mais? Vamos mostrar 5 dicas para reduzir o consumo de combustível. Acompanhe!

1. Mantenha os pneus calibrados

Evitar rodar com os pneus vazios é um dos pontos que fazem toda a diferença no consumo de combustível. Isso porque, quando estão abaixo da pressão ideal recomendada pelo manual do fabricante, aumentam a superfície de contato com o solo. Em função disso, o motor precisa usar mais energia para manter o veículo rodando e o consumo é elevado.

No entanto, se torna necessário que os pneus fiquem calibrados na medida correta para as características de cada veículo. Caso estejam muito “duros”, existe a chance de diminuir a vida útil dos componentes de suspensão. O mais indicado, nesse caso, é fazer a verificação da calibragem a cada duas semanas, sempre com os pneus frios.

2. Dirigir de maneira adequada

Pode até não parecer importante em um primeiro momento, mas os “vícios” do motorista ao volante também são responsáveis pelo consumo de combustível. Por exemplo, sempre frear de maneira brusca ou atrasar a troca de marcha faz com que o carro gaste mais gasolina que o necessário.

Tenha atenção especial para acelerar e frear de maneira gradual e use o freio-motor em reduções de velocidade. Outro elemento que deve ser considerado é descer ladeiras com o automóvel em ponto-morto. Essa prática, além de esvaziar o tanque mais rápido, ainda reduz o tempo de vida útil dos freios.

3. Trocar a marcha sem forçar o motor

Cada marcha é criada com o objetivo de desempenhar uma força específica no funcionamento do carro. Assim, quando o motorista acelera demais e ultrapassa o limite indicado para cada marcha, o motor, automaticamente, se desgasta e acontece o desperdício de combustível.

Saiba que cada tipo de motor tem um nível de força ideal, com foco em garantir o seu melhor desempenho e o uso da gasolina de maneira geral. Então, o segredo está em sempre ficar atento diante da resposta do motor em relação à carga que foi solicitada. Quando observar que a marcha exige que pise mais no acelerador, mas a resposta for lenta, certamente, está forçando mais que o necessário e o consumo será muito maior que quando o carro é conduzido de forma perfeita.

4. Calcular o consumo de combustível

Esse é um verdadeiro divisor de águas na rotina de quem deseja economizar. Esse tipo de conta costuma ser muito simples e faz parte da avaliação do nível de rendimento do veículo. Como cada tipo de carro tem suas particularidades, você precisa considerar os litros abastecidos e os quilômetros rodados.

O segredo para fazer os cálculos corretamente é calcular a média em quilômetros por litros. Divida a quantidade percorrida pela marcada na bomba no momento do abastecimento. Por exemplo, se foi colocado 30 litros no tanque para que ficasse cheio e o carro rodou 500 quilômetros, o resultado é uma média de 16,66 quilômetros por litro.

5. Leve apenas o necessário

Muito peso no carro também aumenta o consumo de combustível. Então, nada de deixar o banco de trás ou o porta-malas com coisas que nunca são usadas e acabam sendo guardadas por puro esquecimento. Quanto mais pesado o carro estiver, maior será a necessidade de forçar o motor. Além disso, também é interessante remover bagageiros e outros suportes quando não forem usados.

Pronto! Agora, você já sabe como reduzir o consumo de combustível. O mais importante é manter as revisões regulares do veículo, para garantir que tudo funcione corretamente. Assim, com esse cuidado somado aos bons hábitos de direção, fica muito mais simples economizar e alcançar a melhor performance do carro.

Gostou das informações? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais para que eles também aprendam a economizar.

Você também pode gostar

Deixe um comentário