Entenda aqui como baixar a CNH digital no seu smartphone

4 minutos para ler

Portar a versão impressa da Carteira Nacional de Habilitação passou a ser uma escolha do motorista desde 2017, quando um QR Code foi incluso no layout do documento, possibilitando que o seu portador possa apresentá-lo de forma digital, sem precisar levá-lo na carteira.

Mais útil e fácil, a CNH digital pode ser baixada em seu smartphone por meio das lojas de aplicativo App Store (iOS) ou Google Play (Android). Em caso de blitz, o guarda de trânsito tem a obrigação de aceitar essa versão, ou seja, você não poderá ser multado por não apresentar a versão impressa. Quer saber como baixar a CNH digital no celular? Confira o passo a passo a seguir!

1. Pesquise na loja de aplicativos do seu smartphone

Acesse a Google Play, caso o seu celular seja Android, ou a App Store, caso ele seja iOS, e procure o aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

2. Cadastre-se no Departamento Nacional de Trânsito

Após o download ser concluído, o seu cadastro no Departamento Nacional de Trânsito – Denatran será solicitado. Preencha os seus dados corretamente.

3. Confirme o e-mail de validação

Ao incluir dados, como data de nascimento, CPF e e-mail, será solicitada uma verificação da sua identidade por meio do e-mail digitado. Valide a sua conta por ele.

4. Valide a CNH no aplicativo

Nesse momento, você vai confirmar os dados da sua Carteira Nacional de Habilitação. Isso pode acontecer por meio da biometria ou com o certificado digital. Para facilitar, siga o passo a passo abaixo.

Escolhendo a opção do reconhecimento facial:

  • selecione a opção para incluir um documento digital de trânsito;
  • na página seguinte, selecione CNH digital > Validação pelo celular > Validar pelo celular;
  • coloque o seu CEP – o mesmo utilizado quando o seu documento foi emitido ou renovado – e prossiga;
  • direcione a sua câmera para fazer a leitura do QR Code. O aplicativo disponibiliza cinco tentativas;
  • em seguida, você terá dez tentativas para finalizar o reconhecimento facial. Procure um lugar com boa iluminação e limpe a câmera frontal do seu celular para agilizar. Se não der certo, é possível validar os dados por meio de um certificado digital ou indo pessoalmente ao Detran da sua região.

Escolhendo a opção do certificado digital:

  • selecione a opção para incluir um documento digital de trânsito > CNH digital > Possuindo certificado digital;
  • em seguida, acesse o portal de serviços do Denatran;
  • você pode fazer o login com o certificado digital, bastando clicar no ícone relacionado e confirmar o seu nome de usuário (que aparece destacado no canto direito da página);
  • selecione a opção “Meus dados” e, nela, faça as alterações necessárias;
  • por fim, clique na opção CNH digital > ativar e pronto.

5. Inclua o documento no aplicativo

Depois da validação, você vai precisar incluir o documento. Para isso, insira o número da sua carteira e, em seguida, o código de segurança. Assim, a CNH estará pronta para download. Caso tenha realizado a etapa anterior com o certificado digital, o aplicativo vai solicitar o cadastro de um PIN, o que garante uma segurança a mais.

É importante informar que, se o usuário trocar de smartphone, o passo a passo deverá ser feito novamente, pois a CNH digital só tem validade em um celular “por vez”. Essa é uma maneira de proporcionar mais proteção a quem usa o aplicativo, evitando que terceiros mal-intencionados usem o documento ou os seus dados para fraudes.

Nosso artigo sobre como baixar a CNH digital foi útil para você? Então, compartilhe-o nas redes sociais e ajude mais pessoas a descobrirem esse benefício gratuito. 

Você também pode gostar

Deixe um comentário