Como escolher a cadeirinha para crianças mais adequada para automóvel!

4 minutos para ler

Encontrar cadeirinha para crianças não é uma tarefa fácil. De fato, não basta comprar qualquer modelo e instalá-lo no carro. O segredo está em conhecer as especificações de proteção e o mais indicado para cada faixa etária e peso. Segundo a legislação, a cadeirinha auto é obrigatória como forma de reduzir o impacto em casos de colisões.

Além disso, por ficar presa pelo cinto de segurança e em uma posição correta, a viagem se torna muito mais confortável também aos pequenos. Vale lembrar que o foco na busca pelo modelo ideal está em reunir melhor custo-benefício, versatilidade e segurança.

Quer saber mais? Vamos mostrar como escolher a cadeirinha para crianças mais adequada para o automóvel. Acompanhe:

Entenda qual a cadeirinha indicada para cada idade

O ponto principal antes de começar sua busca pela cadeirinha ideal é entender as diferenças das especificações conforme o peso e a idade. Por exemplo, caso seu filho tenha entre 9, 10 ou até 13 quilos é possível optar por um bebê conforto ou cadeirinha reversível. Outro ponto muito importante está na indicação de idade feita pelo fabricante. Veja, abaixo, as recomendações:

  • crianças até 1 ano: bebê conforto;
  • crianças de 1 até 4 anos: cadeirinha;
  • crianças de 4 até 7 anos: assento de elevação;
  • crianças de 7 anos e meio até 10 anos maiores de 1,45 metros: cinto de segurança no banco traseiro.

Conheça as prioridades do equipamento

Ao pesquisar sobre a cadeirinha ou bebê conforto ideal, torna-se necessário conhecer as prioridades de cada equipamento. Isso porque existe uma infinidade de modelos disponíveis no mercado. Comece com uma análise detalhada sobre conforto.

Para garantir que a criança fique bem posicionada, é fundamental que o encosto da cabeça esteja adequado ao seu tamanho e seja feito com um material almofadado. O selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é outra questão indispensável.

Esse tipo de cuidado atesta a qualidade do produto e atende todas as recomendações de proteção nos cintos e outros acessórios responsáveis por preservar a integridade da criança durante as movimentações do veículo.

Pesquise sobre os modelos que reclinam

Quando os pais buscam por esse tipo de modelo, o foco está em garantir um produto de qualidade e que dure por bastante tempo. Muitas opções disponíveis suportam de 9 até 35 quilos e acompanham muitas fases do crescimento dos pequenos.

Vale destacar que para os bebês recém-nascidos, o mais indicado, realmente, é o bebê conforto com a indicação RN, por ter uma estrutura que abraça todo o corpinho do bebê e garante mais proteção.

Existe ainda o booster, que é uma opção diferente. Alguns possuem encosto removível e permitem que a criança fique no nível de tamanho do cinto de segurança do veículo. Além disso, é ajustável conforme o crescimento pela regulagem de altura.

Dê preferência aos acolchoados

Os modelos acolchoados de cadeirinha para crianças são muito importantes para garantir o conforto e proteção. A preocupação com a ergonomia tem relação direta com o uso em viagens longas, por exemplo. Se os adultos se sentem desconfortáveis na mesma posição por bastante tempo, imagine só como não ficam as crianças.

Com essa proposta, escolha um modelo que seja acolchoado por completo, inclusive no cinto de segurança. Assim, diante de um impacto maior, como quando o motorista não enxerga a lombada, os pequenos não sentem tanto o desgaste das movimentações.

Agora você já sabe como comprar cadeirinha para crianças. Na hora de instalar o acessório, também é preciso tomar alguns cuidados. Lembre-se de que, nos primeiros anos de vida do bebê, o recomendado é colocar a cadeirinha de costas para o motorista, como forma de proteger o pescoço e a cabeça de qualquer risco.

Gostou das informações do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também saibam como escolher a cadeirinha auto ideal.

Você também pode gostar

Deixe um comentário